Casa do Capacete: uma história de sucesso desde 1989


Toda a história da Casa do Capacete se inicia com a vinda de Vincenzo Esposito da Itália para o Brasil no final dos anos 40. Ao chegar no Brasil buscando oportunidades e um futuro melhor para si e a família que construiria no futuro, Vincenzo resolveu começar a vender tecidos para seu sustento. Vincenzo conheceu a dona Thereza Pella, uma moça linda, também de família italiana, e posteriormente se casaram e tiveram quatro filhos, Vicente, Saverio, Giovanni e Donato.


Vicente e Saverio, ajudavam muito a vender tecidos. Compravam o tecido de coreanos do ramo têxtil ali na região, e levavam para alfaiatarias onde houvesse demanda, muitas vezes no interior de São Paulo, em Limeira, Jundiaí. Passado algum tempo, Saverio começou a fabricar no Bom Retiro, jaquetas de couro para motociclistas e passou a vender em lojas de motociclismo. Percebendo a facilidade que tinha no ramo, Saverio foi elaborando sua trajetória passo a passo até se tornar um grande vendedor.


Na década de 80, Saverio e comprou pares de botas Profissional MotoCross boots na extinta fábrica de calçados Arcoflex, para revender nos Estados Unidos, iniciando em Miami, e subindo a costa leste americana até a Geórgia, batendo de loja em loja para vender consignados. Enquanto isso, Giovanni começou a produzir luvas de motociclismo e daí em diante foi um passo para os quatro se juntarem no ramo de Sr. Vincenzo e Da. Thereza na fábrica deles.


E então, em 1989, na Rua 25 de Janeiro , próxima à estação da Luz, começaram a fabricar luvas e jaquetas de couro. Tempos depois, Giovanni teve a ideia de passar a fabricar capacetes para moto e foi aí que tudo começou. A ideia de vender capacetes surgiu desse legado e até hoje a família Esposito manteve a tradição inicial de vender também o vestuário para motociclistas. A fábrica tinha como proposta fabricar e comercializar capacetes diferenciados e seguindo as tendências mundiais da época, Vincenzo fazia viagens para a Europa trazendo modelos de capacetes na mala para fabricarem no Brasil. Naquela época, era proibida a importação de produtos manufaturados, lei que vigorou de 1976 até 1992.


Na época da fundação, as marcas que vendíamos eram principalmente Dainese, Global, AGV, Bell, Nolan e San Marino. O primeiro capacete feito pela Casa do Capacete, ainda como fábrica, era um modelo da Nava do campeão mundial Marco Lucchinelli na década de 80. Em 1989 a Casa do Capacete fabricava no Brasil capacetes mundialmente conhecidos para automobilismo e motociclismo, tendo sido a pioneira no Brasil na fabricação de artigos de segurança para pilotos de kart e automobilismo e também os produtos militares mais utilizados pelas forças armadas e Policiais Militares do Brasil e no exterior. Até os dias atuais, a Casa do Capacete continua a ter como principais clientes em órgãos públicos, a Polícia Militar do Estado de São Paulo, o CET, e o Correio, entre muitos outros que atendemos pelo Brasil inteiro.


A Casa do Capacete, antes de se tornar loja, iniciou como um showroom de fábrica e então, em 1990 a primeira loja da Casa do Capacete, criada por Donato Esposito, se instalou na Avenida Pacaembu, 1311, local onde permaneceu por quase 15 anos. Mas o primeiro registro oficial da Casa do Capacete, se deu em 19 de Maio de 1994, portanto é nesse dia em que comemoramos o aniversário oficial da marca.


Na época do início da loja, ela era relativamente pequena para a clientela que recebia, então em 1996, com a expansão do mercado de motos, inaugurou mais duas filiais, ficando assim com 3 endereços, situadas a Rua Conselheiro Saraiva em Santana, na Avenida Pacaembu e na sua nova matriz a Avenida Rebouças. Neste mesmo ano lançamos a linha de artigos para Kart, foi nesta época que a Casa do Capacete começou a revender uma ampla linha de capacetes da segunda maior fabricante de capacetes do Brasil, a Global.


Em 2003, optamos por fechar a nossa fábrica e a Casa do Capacete iniciou então uma nova fase importando os mundialmente conhecidos capacetes da marca MHR Capacetes, que hoje em dia são conhecidos como LS2. Em 2007, inauguramos a filial no Shopping Moto e Aventura com um showroom dedicado à marca própria da empresa, a XCEED, e representações principais, seguindo os melhores padrões de qualidade e tendências.


Um dos maiores desafios que a Casa do Capacete enfrentou, em 2009 foi um incêndio no galpão onde nós guardávamos todo o nosso estoque de produtos importados e tivemos que nos reinventar para poder atender nossos clientes, pois perdemos todos os nossos capacetes e produtos. Mas o sucesso da nossa empresa hoje se deu por muita perseverança e trabalho para conseguir sobreviver a crises como essas, e atender cada vez melhor nossos clientes.


Atualmente, a Casa do Capacete é a importadora oficial da linha de capacetes XCEED e ASTONE (Marca Francesa). Ambos fabricados com a mais alta tecnologia, injetados em ABS ou em Multi-Fibras pelo processo Bag-Molding, e submetidos a exaustivos ensaios de qualidade antes de serem destinados a comercialização, os capacetes passam pelos mais rigorosos testes de impacto, resistência e qualidade no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas e FALCÃO BAUER e são aprovados pelo Inmetro no Brasil seguindo a norma NBR 7471/2001. A marca ASTONE, a qual somos os distribuidores oficiais no Brasil desde 2010, possui um design e estilo incríveis, com muita elegância, sem perder a segurança e o conforto.


A Casa do Capacete em 2011 reformou suas instalações na Avenida Rebouças ampliando sua área de vendas e quantidade de produtos a disposição e reformamos todo o nosso site. Em 2019, montamos mais duas filiais, uma na Avenida Pacaembu, 1020 e outra na Rua Melo Alves, 66 e mudamos nosso endereço da Avenida Rebouças para o número 621. Durante todos esses anos, diversas inovações e tecnologias foram implementadas aos capacetes, vestuários e acessórios para os motociclistas, e a Casa do Capacete busca constantemente inovar e acompanhar todas essas tecnologias para atender nossos clientes com muita dedicação e comprometimento.


Seja sempre bem vindo à Casa do Capacete e estamos muito felizes em ter você junto com a gente para fazer parte dessa história que estamos construindo juntos!


Mosaico historia